- 11 / Out / 2022
6 principais tipos de telhas de cerâmica para não errar no telhado
1. Telha colonial
A telha colonial é um dos tipos de telhas de cerâmica mais utilizados em projetos residenciais. Com um formato arredondado, essa é uma telha bem tradicional e presente em boa parte dos telhados.
Em média, o peso por unidade varia entre 2,5 kg a 3,6 kg, dependendo do fabricante. O rendimento desse tipo de telha costuma ser de 25 peças por m² e a inclinação exigida é de, pelo menos, 25%. É possível encontrá-la em diversas cores, além de opções esmaltadas.
2. Telha portuguesa
A telha portuguesa, de certa forma, foi criada para suprir algumas deficiências da telha colonial. Esse é um dos tipos de telhas de cerâmica com encaixes mais modernos, e por isso, permite uma cobertura mais uniforme e estável. Além disso, ela oferece um rendimento maior. Cerca de 17 peças por m². O peso médio de cada peça é de 2,6 kg e a inclinação recomendada é de 35%.
3. Telha americana
A telha americana também é considerada uma evolução da telha colonial. Com um rendimento ainda maior, são necessárias apenas 12 peças por m². Esse é mais um dos tipos de telhas de cerâmica cujos encaixes também foram aprimorados, resultando em uma cobertura mais estável. O peso normal de cada unidade é de 3 kg e a inclinação mínima recomendada é de 35%.
4. Telha italiana
Seguindo as linhas das telhas colonial, portuguesa e americana, a telha italiana é mais um dos tipos de telhas de cerâmica com formato arredondado. Porém, ela é um pouco maior do que os outros modelos, o que lhe confere também um bom rendimento. São necessárias cerca de 14 peças por m² e o peso médio de cada peça é 2,75 kg. Nesse caso, a inclinação do projeto deve ser de no mínimo 30% para sustentar de forma segura a cobertura.
5. Telha romana
A telha romana conta com um design mais achatado, conferindo um estilo mais moderno aos projetos. Com um bom encaixe, seu rendimento é de 16 peças por m². O peso de cada telha é de aproximadamente 2,5 kg e o tamanho é de cerca de 40 cm.
De todos os tipos de telhas de cerâmica, a telha romana é a que oferece um custo mais acessível e, por isso, também tem uma alta aceitação no mercado.
6. Telha francesa
Seguindo o formato mais achatado, a telha francesa é uma telha de cerâmica pouco utilizada nos projetos mais atuais. Essa telha exige uma inclinação maior, no mínimo 36%. São necessárias cerca de 16 telhas para cobrir um m² e o seu peso médio é de 2,6 kg.